• Na Prefeitura de Mariana, cargos de nomeação são cada vez mais ocupados por mulheres

    Por Lívia Vieira 

    Encerrando o mês de março, dedicado em discutir a importância do papel feminino na sociedade, a Prefeitura de Mariana tem contado com um número cada vez mais elevado de mulheres ocupando os cargos de nomeação! Das 17 secretarias municipais, cinco dos cargos de chefia são ocupados por elas, sendo essas: Administração, Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública – o maior marco já atingido pela administração pública da cidade. 

    O número mais relevante de colaboradoras está na Secretaria de Educação, com 46 servidoras nomeadas, sendo a maioria delas professoras e diretoras; a presença feminina também é bem significativa na Secretaria de Saúde, com 33 mulheres nomeadas. Ainda que o índice de ocupação feminina em cargos públicos tenha crescido no país, elas ocupam, no entanto, apenas 33% dos postos de alto escalão, que incluem diretorias, secretarias e ministérios, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em Mariana, no quadro de todos os funcionários nomeados, 155 são ocupados por mulheres.

    ADMINISTRAÇÃO

    Arlinda Gonçalves Coelho é natural de Jequeri-MG, é advogada, mestre na área de ciências ambientais e especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS – 2015). Além de Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos na Universidade Vale do Rio Verde, possui curso de extensão na área de Direito Administrativo. 

    “Antes de ingressar no serviço público, trabalhei muitos anos como babá e empregada doméstica. Em 2009, me mudei para Mariana para cursar direito. Trabalhei como auxiliar de oftalmologista por três anos, até que fui selecionada em um processo para realizar estágio no Procon, na Prefeitura Municipal de Mariana. Iniciei minha trajetória no serviço público como estagiária em 2012, em seguida fiz estágio na Secretaria de Administração e, devido ao fato dos meus superiores terem gostado do meu trabalho, ao término do estágio fui nomeada como Encarregada de Serviço de Arquivo, em 2014. Desde então exerço cargos em comissão, sendo eles: Procuradora Adjunta, Subprocuradora de Assessoria Jurídica, Secretária Adjunta de Gestão de Estratégia de Pessoal, e no ano de 2018 fui nomeada Secretária de Administração, deixando a pasta para ocupar o cargo de Procuradora Geral no segundo semestre de 2020 até início de 2021. E atualmente exerço novamente o cargo de Secretária Municipal de Administração. Ressalto que além de ser uma mulher, eu sou uma mulher negra, e por isso enfrento diversos desafios no dia a dia. Mesmo o ambiente político sendo ocupado predominantemente por figuras masculinas, nós mulheres somos valiosas nesse espaço e é exatamente nisso que me apeguei. Meu conselho para outras mulheres é para nunca deixarem os desafios cotidianos, seja por cor da pele, dificuldade financeira ou pelo gênero, resistência social ou qualquer outro motivo que tente as distanciar dos seus objetivos.Devemos ser devidamente representadas em todas as esferas, em todos os segmentos, seja ele no meio político, empresarial ou em qualquer outro, à nossa escolha. Precisamos cada vez mais ocupar nosso espaço nos cargos de liderança, e nosso papel enquanto líder é inspirar outras, conduzindo-as para um lugar melhor.”

    DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

    Daniely Cristina Souza Alves é formada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2001. Tornou-se funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária da Prefeitura Municipal de Mariana em 2002, e hoje está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

    “Estar à frente da SEDESC é um desafio e um aprendizado diário. Os desafios e as dificuldades iniciaram ainda na Universidade. A Engenharia Agronômica destacava-se como uma profissão em que era possível perceber a predominância da presença masculina, como se as mulheres fossem incapazes de exercê-la. Hoje, já é possível perceber que a mulher aos poucos vem construindo seu espaço na profissão como pesquisadora, professora, gestora, representante comercial, consultora, empreendedora, gerente, entre outros cargos relacionados, entretanto, precisamos ser inseridas em todos os setores da sociedade.”

    EDUCAÇÃO

    Elizete Fernandes dos Santos é Mestre em Gestão e Avaliação de Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É pós-graduada em Adolescência e Relações de Gênero pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduada em Educação Inclusiva pela PROMINAS.

    “Conseguir traçar uma trajetória profissional de sucesso não é algo simples para muitos de nós, mas quando se é mulher, os obstáculos são maiores. Alguns associam esses obstáculos ao fato de sermos mães, esposas, avós, como se não nos fosse possível ter também uma vida profissional bem sucedida. Mas, quando falo de obstáculos refiro-me ao enfrentamento diário de uma violência escancarada e/ou silenciosa, que permeia os espaços ocupados por nós mulheres. Violências injustificadas que questionam nossa capacidade ou nos deslegitimam simplesmente por sermos mulheres. Nesse sentido, ser gestora na minha área de formação é extremamente gratificante, sinto-me muito feliz e realizada, carrego comigo a certeza de que ocupar um papel de liderança, representa algo muito maior. Não basta estarmos nesse espaço, precisamos transformá-lo para que muitas outras mulheres possam quebrar as barreiras que as impedem de ocupar todo e qualquer espaço que elas desejam e vejo a Educação como forte aliada nessa batalha.”

    MEIO AMBIENTE

    Denise Almeida é graduada em Curso Superior de Tecnologia em Meio Ambiente pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e é formada em Curso Técnico em Meio Ambiente pelo (CEFET – Ouro Preto). Denise é servidora efetiva do município de Mariana há 18 anos.

    “Ser mulher à frente da gestão é um grande desafio, porque no mercado de trabalho ainda há um certo preconceito em relação às mulheres ocupando cargos de chefia, mesmo que nos dias atuais. Sou servidora efetiva do município de Mariana desde 2005 e antes de ingressar no quadro funcional através do concurso público, iniciei meu trabalho na prefeitura como estagiária. Estar à frente da Secretaria de Meio Ambiente hoje é motivo de muito orgulho e gratidão. Orgulho em fazer parte da administração pública e contribuir todos os dias para a preservação do meio ambiente, para promover o bem-estar e melhorias na qualidade de vida da nossa população que é nosso patrimônio mais valioso!”

    SEGURANÇA PÚBLICA 

    Maria Marta Guido de Limaatua na área de Segurança Pública desde 1989, quando ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais. Na PMMG exerceu as funções de Soldado, Cabo, Sargento, 1° e 2° Tenente e encerrou sua carreira militar no posto de Capitão.

    “A presença da mulher no espaço público tem quebrado preconceitos, paradigmas e promovido profundas mudan­ças nas relações sociais. É dessa forma que entendo que nós mulheres temos uma importante contribuição para dar à política. Hoje, representamos metade do eleitorado no Brasil, mas ainda somos minoria no Parlamento, no Executivo e no Judiciário, apesar da existência de cotas previstas em lei. As câmaras municipais, as prefeituras, os governos e as assembleias legislativas precisam da nossa força e capacidade administrativa. Não é mais possível que um mundo em que homens e mulheres compartilham as responsabilidades, os custos e os benefícios da modernidade seja governado e administrado apenas pelos homens. Esse é exatamente o processo transformador: mulheres ocupando novos espaços e mostrando sua força! Ser mulher à frente da gestão é um grande desafio porque no mercado de trabalho ainda há um certo preconceito em relação a mulheres ocupando cargos estratégicos, mesmo nos dias atuais”. 

    Esta postagem foi publicada em 4 de abril 2023 as 21:28:58 e está arquivada em Destaque em notícias  e   teve até o momento 156 Visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *